OU É SANGUE,OU DOR...
QUAL VOCÊ ESCOLHE?!...
EU ESCOLHO
OS DOIS...

Metaleiros - Headbanger - metalhead


Headbanger ou metalhead é o um termo usado para designar um fã do estilo musical heavy metal ou qualquer de suas variantes. Também são designados metaleiros, termo que se refere especificamente à mesma tribo urbana, mas é considerado pejorativo por alguns headbangers. Isso se deve a ter sido o termo utilizado pela Rede Globo para designá-los à época do festival de bandas Rock in Rio I, em 1985, sem conhecimento algum sobre o cenário internacional do estilo.

O termo headbanger refere-se também àqueles que dançam headbanging.


Visual

O visual chamado de old school (velha guarda, em uma tradução mais aberta) é composto de camiseta preta de banda ou não, calça jeans (normalmente rasgada) ou preta (normalmente de couro), tênis cano alto, geralmente branco, e acessórios "opcionais" como um colete feito a partir de uma jaqueta jeans, geralmente com patches"" de bandas, cinto, braceletes e pulseiras. Em épocas de clima frio, jaquetas de couro ou jeans com "patches" também fazem parte do visual.

Rob Halford, da banda de heavy metal "Judas Priest" inventou um visual de couro com rebites para os heavy metalheads. Antes disso pode se observar que o visual adotado era um visual Hippie. Halford viu que Hippies nada tinham a ver com o heavy metal, e inspirado pelas casas noturnas inglesas, e vendo a polêmica que o heavy metal criara, aproveitou ainda para botar mais lenha no fogo, adotando esse visual fetichista. Este visual era há muito usado em bares gays ingleses, e Halford por frequentar tais locais, acabou trazendo parte da vestimenta lá utilizada para os palcos dos shows do Judas Priest. Conforme foi tornando-se famoso, o Heavy Metal foi sendo envolto em uma aura de "misticismo" no qual se colocava este estilo como extremnte machista. Assim, não se associava a imagem do visual introduzido por Halford aos bares gays ingleses, nem mesmo se cogitava o fato de uns dos líderes da NWOBHM ("New Wave Of British Heavy Metal"), Rob Halford (que tem a alcunha de Metal God, do inglês, Deus do Metal) ser homossexual.

Muitos Headbangers adotaram partes do visual de couro com rebites de Rob Halford, como as correntes, spikes, gargantilhas, cintos de pirâmides etc.; pois este dão uma certa agressividade ao visual.

O visual descrito acima remete principalmente à NWOBHM e ao surgimento do Thrash Metal na baía de San Francisco, nos EUA.

Já no fim dos anos 80 e início dos anos 90, com a ascensão de vertentes como o Doom Metal, Gothic Metal e o Black Metal vindos da Europa, principalmente da Escandinávia, tornou-se popular o uso de coturnos e sobretudos. Os Coturnos são muito populares entre os Headbangers. Assim como o cinto de bullets (balas) e a calça camuflada, os coturnos, acessórios que remetem ao militarismo, sua força, e sua agressividade, tento como principal significado a luta pelos seus ideais. No entanto, nos anos 80 e início dos 90, no ABC paulista, lugar onde havia uma das maiores concentrações de Heabbangers no Brasil, o uso do coturno era exclusivo de tribos como punks e Góticos, sendo utilizado pelo Headbangers, assim, os tênis cano-alto brancos, de marcas como Pony, Le Coq e Le Cheval entre outros.

A cor preta é adotada pelos Metalheads/Headbangers por ser a cor representante da ira e da inconformação, diferentemente de outras contra-culturas undergrounds, como Punks, Góticos, Skinheads etc. que adotam o preto por ter outros significados.

Também é muito comum entre os Headbangers os cabelos compridos, uma marca registrada do estilo.

Os Bangers (Headbangers/Metalheads) lutam por ideais referentes a cada vertente do metal.

Os Black Metalheads, ainda que não sejam todos, são em parte adeptos do satanismo (Black Metal, por definição, traz a imagem do satanismo), e partilham de ideais extremamente egocêntricos, em sua maioria em detrimento de outras pessoas.

Os Gothic Metalheads pregam o individualismo, geralmente defendem ideais pessoais, são egocentricas, e vem no sofrimento um sinônimo da vida.

Os Death Metalheads trazem como temática a morte, tentando retratá-la da forma mais cruel possível

Já os Viking Metalheads lutam - entre outras coisas - pela ascensão dos deuses vikings, etc.

Os Thrashers lutam por uma sociedade mais justa, e creêm que tal sociedade se atinja através da violência, atentando contra o poder vigente (estilo fortemente influenciado pelo Punk Rock e Hardcore).

Existem além dessas vertentes citadas acima muitas outras.

Em geral existe um preconceito muito grande contra headbangers por pessoas que os acusam de serem ligados ao satanismo, o que leva a generalizações muitas vezes infundadas, baseadas tão-somente numa idéia única sobre um estilo musical e vestimentas.


Origem do Nome

Não há consistência que o Termo "Headbanger" tenha se originado de fãs do Black Sabbath e de Ozzy Osbourne. Mas a verdade é que em fins da década de sessenta e inicio de setenta bandas como Black Sabbath, Deep Purple, Uriah Heep, Grand Funk Railroad usavam o blues "shuffle" como base de muitas de suas músicas. Junto a este ritmo alucinante e pesado, ele fazia com que os fãs balançassem suas cabeças frenéticamente.

Segundo os guitarristas do Status Quo, Rick Partiff e Francis Rossi, muitos dos apreciadores do rock underground da época em pubs da inglaterra nas cidades de Birmingham e Londres, já realizavam este tipo de dança das cabeças ouvindo soul music. Eles próprios quando decidiram adotar um estilo de rock mais underground e frequentar estes pubs, perceberam como os roqueiros deste recintos agiam e decidiram fazer o mesmo no palco. Automaticamente bandas como Black Sabbath, Deep Purple, Uriah Heep, por frequentarem os mesmos locais também começaram a adotar o mesmo tipo de atitude no palco. Bill Ward, ex-baterista do Black Sabbath, comenta em um video de Ozzy Osbourne que este estilo de atitude fora crucial para o sucesso do Black Sabbath em terras americanas.

Então foi o movimento destas bandas apoiadas por apreciadores e fãs da época que fez existirem Headbangers. Mas na verdade os mesmos somente foram denominados desta maneira a partir do surgimento da NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal) um movimento criado por bandas que resgatavam o heavy metal no final dos anos 70 e inicio dos 80 e o nome do movimento foi criado pela Revista de Rock inglesa "SOUNDS", que deu suporte para bandas da época como Iron Maiden, Saxon, Angelwitch, Samson, Tygers Of Pan Tang entre outras.

Comentários:

Postar um comentário

Seguidores

NÃO EXISTE VITÓRIA...

SEM UMA DERROTA...

LINK ME

ImageChef Custom Images ImageChef Custom Images Create your own banner at mybannermaker.com! Create your own banner at mybannermaker.com! Create your own banner at mybannermaker.com! Create your own banner at mybannermaker.com! Create your own banner at mybannermaker.com! Create your own banner at mybannermaker.com! Create your own banner at mybannermaker.com! Create your own banner at mybannermaker.com! Create your own banner at mybannermaker.com! Create your own banner at mybannermaker.com! Create your own banner at mybannermaker.com!

Parcerias

Meus Selos

http://3.bp.blogspot.com/_rULyEbuuPgQ/TS4LohvsejI/AAAAAAAAAUs/OPVaqSVdHQY/s1600/xselinho.jpg http://4.bp.blogspot.com/_rULyEbuuPgQ/TS4GzKAjmxI/AAAAAAAAAUk/ZM-k8qcC0dM/s1600/selinho.png
 

DARKNESS GOTHIC © 2009 | Template Design by Gothic Darkness |