OU É SANGUE,OU DOR...
QUAL VOCÊ ESCOLHE?!...
EU ESCOLHO
OS DOIS...

Preppy


Preppy, também pronunciado preppie, é um termo surgido nos EUA. Refere-se a uma tribo urbana, tradicionalmente adotada nas universidades-preparatórias particulares do nordeste estadunidense; bem como aqueles que frequentam alguns dos prestigiados colégios e universidades dos Estados Unidos. O termo preppy envolve características sofisticadas no vocabulário, na atitude, no vestuário e principalmente no estilo de vida de quem o adota. Essa palavra possui uma idéia cultural do mesmo modo que os hippies e yuppies tiveram na história.

O termo teve sua grande aparição nos anos de 1970 e 1980. Sua grande audiência destacada primeiramente em 1970 com o filme Love Story, onde o personagem interpretado por Ali MacGraw's tinha características dessa tribo.

No Brasil os termos relacionados pejorativamente podem ser considerados: patricinha e mauricinho.


A Tribo Urbana dos Preppies

A tribo tradicional dos preppies, ou preps, se refere a pessoas de um alto nível social e econômico. Atualmente isso já não é mais regra, pois esse estilo, através da mídia, divulgou um modo de vida no qual pode ser adotado por qualquer nível social, econômico, e principalmente por qualquer origem étnica. Na tradição, os preppies frequentam as faculdades preparatórias da elite, sendo ícones no que se refere a inteligência, capacidade atlética, sociabilização e saúde.

Nos desfiles, o estilo dos preppies não está ligado com os exagerados designers da moda, mas sim com roupas e acessórios clássicos e conservadores. As marcas que vestem essa cultura são tais como o estilo destas: Brooks Brothers, J. Press, J.Crew, J. Mclaughlin, Polo Ralph Lauren, Lacoste, Vineyard Vines, Lilly Pulitzer, Patagonia e muitas outras.

No mais autêntico modo de vida dos preppies, existe uma maior preocupação com o lado econômico, como por exemplo os locais de passagem de férias da família, um fator muito importante para os preppies tradicionais. Eles costumam frequentar nas férias de verão locais como: Newport, RI; Bar Harbor, ME; Palm Beach, FL; Hilton Head Island, SC; Millbrook, NY; The Hamptons, NY; Block Island, RI; Nantucket, MA; Cape Cod, MA; Bald Head Island, NC and Martha's Vineyard, MA, and Kennebunkport, ME.


Preppies Tradicionais e Preppies Atuais

Nos dias de hoje, a cultura preppy se modificou popularmente. Essa mudança foi causada principalmente pela mídia, que acabou quebrando alguns antigos padrões que eram ditados pelos preppies tradicionais como por exemplo a necessidade de um alto nível social e econômico. Hoje em dia já não é mais preciso ter muito dinheiro para poder adotar esse modo de vida. Os antigos preppies valorizavam além do estilo da roupa e dos acessórios, o fator econômico, ou seja o estatus. Sem esse estatus não era possível frequentar os lugares e nem ter relações com os chamados preppies, em fim, não era possível ter esse título. Mas hoje, é comum encontrarmos preppies que não possuem vínculos com as antigas tradições, já que essa tribo agora está ligada diretamente com a personalidade, e com o tipo de roupa utilizada pelo indivíduo. Com essa mudança o estilo de vida foi gradativamente perdendo padrões. Um exemplo é os lugares que os preppies atuais frequentam, geralmente shoppings e academias. Isso difere dos antigos preppies, que tinham obrigatóriamente um lazer mais luxuoso. Em suma as diferenças básicas entre os estilos são:

Preppies tradicionais: Modo de vida inevitavelmente faustoso, valorizavam o estatus, a reputação da família, os lugares de lazer.

Preppies atuais: Modo de vida não necessariamente requintado, e a não obrigatória aquisição do poder econômico para a obtenção desse título social.

As semelhanças que prevalecem entre esses dois tipos são o estilo das roupas e acessórios,a personalidade e o modo de ver a vida, sempre com classe e educação.


Estilo dos Preppies

Há vários esportes, roupas, bebidas e alimentos considerados preppies. Esse adjetivo denota bens utilizados pela tribo dos preppies. Esses bens materiais formam um dos fatores necessários tanto atualmente, como tradicionalmente, para o indíviduo fazer parte dessa tribo. Por exemplo, alguns dos esportes considerados preppy, ou seja, que são geralmente praticados por preppies, são: Esgrima, natação, tênis, golfe entre outros. Os drinques destacados pela tribo, no livro The Official Preppy Handbook, são: Gin, Vinho, Vermutes, Vodka, Champagne entre outros.


Diferença entre Mauricinho/Patricinha e Preppies

Os termos mauricinho e patricinha são usados pejorativamente apesar de serem uma tribo urbana popular. Nesse sentido, com a chegada dos preppies através do mundo da moda, a semelhança popular entre os preppies e os mauricinhos/patricinhas acabou criando uma confluência cultural inverosímil fazendo com que ocorresse uma relação entre essas tribos erroneamente. As diferenças não são poucas. As roupas e os acessórios se modificam tornando-se bem mais clássicos do que os mauricinhos como por exemplo camisa pólo (popularmente com a gola ajustada para cima), cintos coloridos, calças e sapatos sociais para os homems, penteados clássicos. Um dos fatores que fazem a mudança entre esses estilos são as cores e os tons que diferem entre os preppies (tons e cores mais modernos) e os mauricinhos/patricinhas, além do que o interesse pela moda para os preppies aumenta. A personalidade dos preppies é popularmente conhecida como desinibida, sem preocupações e sofrimentos (correlação com a questão financeira), mas ao mesmo tempo apresentam um forte nível social, cultural, por isso preppies têm um conhecimento de etiqueta que em qualquer ocasião colocam em prática, tanto no vocabulário (não utilizam gírias) como nos gestos (cavalheirismo inglês), o altruísmo é inerente. Consegue-se identificar um verdadeiro partícipe através da personalidade e não da vestimenta.

Comentários:

Postar um comentário

Seguidores

NÃO EXISTE VITÓRIA...

SEM UMA DERROTA...

LINK ME

ImageChef Custom Images ImageChef Custom Images Create your own banner at mybannermaker.com! Create your own banner at mybannermaker.com! Create your own banner at mybannermaker.com! Create your own banner at mybannermaker.com! Create your own banner at mybannermaker.com! Create your own banner at mybannermaker.com! Create your own banner at mybannermaker.com! Create your own banner at mybannermaker.com! Create your own banner at mybannermaker.com! Create your own banner at mybannermaker.com! Create your own banner at mybannermaker.com!

Parcerias

Meus Selos

http://3.bp.blogspot.com/_rULyEbuuPgQ/TS4LohvsejI/AAAAAAAAAUs/OPVaqSVdHQY/s1600/xselinho.jpg http://4.bp.blogspot.com/_rULyEbuuPgQ/TS4GzKAjmxI/AAAAAAAAAUk/ZM-k8qcC0dM/s1600/selinho.png
 

DARKNESS GOTHIC © 2009 | Template Design by Gothic Darkness |