Na teologia protestante e católica, o Anjo Caído ou Anjo Decaído é um anjo que cobiçando um maior poder, acaba se entregando "às trevas e ao pecado". O termo "anjo caído" indica que é um anjo que caiu do Paraíso. O Anjo Caído mais famoso é o próprio Lúcifer, também conhecido por interpretações erradas como Satanás ou Diabo. A idéia de anjos caídos fornece a falsa explicação para a existência do inferno e de demônio na religião católica, já que segundo algumas escrituras o inferno, o mal e o demônio existem antes dos Anjos Caídos.
Os Anjos Caídos são bastante comuns em histórias de conflitos entre o bem e o mal.
Junto com Lúcifer, vários anjos caídos se instalaram na terra, pois tinham livre acesso ao inferno e a Terra. Segundo a Bíblia, há textos que afirmam vários deles terem procriado com humanos e dado origem a uma nova raça chamade de neefilins (ou mais conhecidos como Hibrídos). Cogita-se também que eles tenham sumido após o Grande Dilúvio, que teria sido produzido justamente com essa intenção, porém, por causa de suas passagem diretas inferno-terra, se salvaram e continuam aqui.
É importante lembrar que são nove os anjos caídos mais conhecidos, e que nem todos são malignos como muitos dizem. Dos nove anjos caídos:
- Três dos anjos foram expulsos por grandes ambições;
- Dois por amar;
- Um por ter ajudado Lúcifer a conseguir o poder: Azazel
- Um não se sabe a razão, acredita-se que ele foi expulso simplesmente por ter ajudado Lúcifer no início da revolta.
Nomes dos principais Anjos Caídos e suas atribuições
A hierarquia do mal é dividida em Reinos, Principados, Domínios... seguindo o exemplo da cabala dos anjos. Há demônios patronos e governantes de países e regiões, do mesmo modo que há santos e anjos celestes patronos e padroeiros.
Os nomes e atribuições aqui relacionados estão baseados nas tradições cristãs, judaicas e mulçumanas, podendo variar de acordo com seitas e outros grupos de pesquisadores.
LÚCIFER
O rei do inferno, ex-arcanjo de Deus, líder da rebelião dos anjos contra o domínio único de Deus. A palavra lúcifer significa; “luz”, “aquele que traz luz”, “aquele que traz o conhecimento”.
BELZEBU
Príncipe dos demônios e senhor das Moscas é um dos governantes do inferno, seu domínio é o orgulho. É considerado a encarnação do mal absoluto. Era um antigo deus do Mediterrâneo oriental.
LEVIATÃ
Príncipe dos demônios, seu domínio é a heresia.
Leviathan – Possui a forma feminina e habita nas profundezas do mar.
SAMYAZA
Líder do Pacto do monte Armon ou Monte Hermon
Possui sobre seu domínio mais de 200 sentinelas.
Ensinou todo o tipo sortilégios aos homens.
Comentários: