A trilha sonora é alma de qualquer produção televisiva ou cinematográfica que almeje emocionar, alegrar ou gerar qualquer tipo de emoção no espectador. Não estou falando das músicas das aberturas das séries e sim sobre aquela série que escolheu a dedo uma música que marcou uma cena ou uma temporada para aqueles que assistem.
Supernatural
É óbvio que quando os irmãos Winchester caem na estrada para caçar uns evil sons of bitches eles não vão colocar a fitinha da trilha sonora de Smallville no Impala. Rock clássico é o que faz a cabeça dos irmãos. Pode ser aquele rock mais suave como Heat of the Moment do Asia ou o clássico dos clássicos, Carry on My Wayward Son do Kansas. Aliás, acredito que de todos os rocks que tocaram na trilha de Supernatural, Carry on My Wayward Son foi o que mais combinou e marcou a série.
The OC
A seleção de músicas de The OC como trilha sonora é até hoje praticamente imbatível. O próprio criador da série, Josh Schwartz disse que a intenção inicial era que a música fosse um personagem do programa. Todos os fãs de The OC já foram atrás da música do funeral do Caleb ou daquela outra música que fechou a primeira temporada, mas acima de tudo, quem nunca ficou cantarolando (mesmo que mentalmente), “Californiaaaaaa Here we coooome!”
Para muitos o Indie rock era desconhecido até então e se Snow Patrol deve muito da sua fama para Grey’s Anatomy, The Killers deve o mesmo para The OC. Sem contar que teve até o “barzinho com música ao vivo”, The Bait Shop onde bandas como Rooney, Imogen Heap e até The Killers tiveram a chance de tocar “ao vivo” para Seth, Ryan, Marissa e Summer.
Nip/Tuck
Para muitos o Indie rock era desconhecido até então e se Snow Patrol deve muito da sua fama para Grey’s Anatomy, The Killers deve o mesmo para The OC. Sem contar que teve até o “barzinho com música ao vivo”, The Bait Shop onde bandas como Rooney, Imogen Heap e até The Killers tiveram a chance de tocar “ao vivo” para Seth, Ryan, Marissa e Summer.
Nip/Tuck
Os fãs de boa memória lembram que logo no primeiro episódio quando Christian se encontra pela primeira vez com Kimber, a música de fundo no bar é de Bebel Gilberto e logo de cara já deu para perceber que seja lá quem escolhia a trilha da série, tinha bom gosto.
Duas coisas são sempre constantes em Nip/Tuck: Primeiro a celebre frase, “Tell me what you don’t like about yourself” no início de todas as consultas e a outra é durante as operações sempre tem uma música que uma das enfermeiras liga no som. As cirurgias são sempre muito realistas e não agradam os mais fracos de estômago e as músicas são sempre perfeitas para o momento.
Lost
Sabe aquela cena final que faz você roer unhas e ficar louco para ver o próximo episódio? Lost é mais um exemplo de sucesso de trilha sonora original. O mérito é do compositor Michael Giacchino e suas músicas que possuem um tom progressivo que se encaixam perfeitamente com o clímax das cenas de Lost. Michael Giacchino já tinha trabalhado com JJ Abrams em Alias e é um compositor muito talentoso e cheio de prêmios.
Grey’s Anatomy
Grey’s é um dos grandes fenômenos dramáticos da televisão americana. A série começou de forma modesta, mas logo conquistou uma legião de fãs no mundo todo. Seu elenco e roteiro estão entre os melhores de todas as séries e logicamente que sua trilha sonora é impecável. O poder de Grey’s Anatomy é tão grande que muitos críticos musicais dizem que a banda Snow Patrol deve muito do seu sucesso para a série. No último episódio da segunda temporada vimos a morte de Denny Duquette (Jeffrey Dean Morgan) e como Izzie Stevens (Katherine Heigl) ficou devastada. Foi justamente nessa cena emocionante que a música Chasing Cars do Snow Patrol não apenas marcou a morte de um dos personagens secundários mais querido da série como em poucas meses estava tocando nas rádios ao redor do mundo.
Mais recentemente o final da quinta temporada teve a famosa cena do elevador que fez todos os fãs se arrepiar, e a música Off I Go do Greg Laswell foi o encaixe perfeito para o clímax do episódio.
Gossip Girl
Mais recentemente o final da quinta temporada teve a famosa cena do elevador que fez todos os fãs se arrepiar, e a música Off I Go do Greg Laswell foi o encaixe perfeito para o clímax do episódio.
Gossip Girl
Os riquinhos do upper east side gostam mesmo é de música pop. Nunca falta um som da Rihanna ou One Republic, mas como eles são estudantes logicamente que bandas alternativas e locais de Nova York também são constantes na trilha sonora. The Bravery e MGMT são ótimas bandas nativas da Big Apple que também possuem seu espaço em Gossip Girl.
Tem até gente do elenco querendo emplacar no cenário pop americano. Já viram o clip do Cobra Starship com a Leighton Meester (Blair)?
Friday Night Lights
Tem até gente do elenco querendo emplacar no cenário pop americano. Já viram o clip do Cobra Starship com a Leighton Meester (Blair)?
Friday Night Lights
Nunca tinha parado para ouvir uma banda 100% instrumental até começar a assistir Friday Night Lights. Logicamente que a trilha sonora de FNL tem umas músicas pop como qualquer outra série teen, mas o grande destaque da trilha é da banda, Explosions in the Sky.
Em 2004 essa banda do Texas fez a trilha do filme Friday Night Lights (o filme não é um prelúdio da série) e depois que os produtores do filme resolveram levar os Dillon Panthers para a telinha a banda Explosions in the Sky foi junto para ser a alma da trilha sonora da série.
Chuck
Em 2004 essa banda do Texas fez a trilha do filme Friday Night Lights (o filme não é um prelúdio da série) e depois que os produtores do filme resolveram levar os Dillon Panthers para a telinha a banda Explosions in the Sky foi junto para ser a alma da trilha sonora da série.
Chuck
Foi fazendo essa lista que eu me toquei que Josh Schwartz é o rei das trilhas sonoras. Outras duas séries que ele criou/produziu (Gossip Girl e The OC) também fazem a lista.
E a trilha sonora de Chuck é exatamente uma mistura de The OC com Gossip Girl.A receita é uma mistura de pop com indie e um toque de saudosismo. A quem diga que é impossível misturar Britney Spears com Finley Quaye em uma trilha sonora e ainda por cima sair ileso. Chuck faz isso de maneira magistral e ainda tem espaço para um clássico dos anos 80. Mr. Roboto.
Battlestar Galactica
E a trilha sonora de Chuck é exatamente uma mistura de The OC com Gossip Girl.A receita é uma mistura de pop com indie e um toque de saudosismo. A quem diga que é impossível misturar Britney Spears com Finley Quaye em uma trilha sonora e ainda por cima sair ileso. Chuck faz isso de maneira magistral e ainda tem espaço para um clássico dos anos 80. Mr. Roboto.
Battlestar Galactica
Realmente essa é uma produção que respira música. A música, aliás, está sempre presente no roteiro. Foi seguindo uma música que os 4 Cylons abordo da frota se encontraram pela primeira vez e foi por uma música que Starbuck digitou as coordenadas do último jump da Galactica.
A trilha sonora original é sensacional. Os compositores Bear McCreary and Richard Gibbs criaram a trilha da série a partir de inúmeros instrumentos de etnias diferentes criando algo verdadeiramente único. Porém, a música mais famosa da trilha de Battlestar Galactica foi uma adaptação de All Along the Watchtower do Bob Dylan. O arranjo com influencias indianas caiu como uma luva e a música foi usada como trilha sonora de BSG em momentos memoráveis.
Dr. House
A trilha sonora original é sensacional. Os compositores Bear McCreary and Richard Gibbs criaram a trilha da série a partir de inúmeros instrumentos de etnias diferentes criando algo verdadeiramente único. Porém, a música mais famosa da trilha de Battlestar Galactica foi uma adaptação de All Along the Watchtower do Bob Dylan. O arranjo com influencias indianas caiu como uma luva e a música foi usada como trilha sonora de BSG em momentos memoráveis.
Dr. House
A trilha sonora de House é a mais clássica da lista. Vai desde Sarah McLachlan a Gomez, mas o que mais chama a atenção é a forma como algumas vezes a trilha é usada como alivio cômico na série. Temos os exemplos do Doutor bombando um “air-The Who” no seu escritório e agora na quinta temporada ele veio old school com aquele radio enorme no ombro ao som de Public Enemy.
Comentários: